24/09/2025 - Homem é preso após ameaçar vigilantes em cima de trem durante tentativa de roubo
Dois policiais militares ficaram feridos enquanto faziam escolta em um hospital de um homem que foi preso após uma tentativa de roubo na linha férrea em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar (PM), eles tentavam imobilizar o detento quando um deles foi baleado na região pubiana e outro foi agredido no rosto. O tiro partiu de um policial civil à paisana que tentou ajudar na confusão.
O suspeito tinha sido preso, na manhã de terça-feira (23), enquanto fugia do pátio da empresa RMS Logística e estava sendo seguido por vigilantes. Imagens obtidas pelo g1 mostram o homem em cima de um vagão, ameaçando os seguranças com uma faca (assista abaixo).
O suspeito tinha ferimentos e foi conduzido por policiais à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo posteriormente transferido à Santa Casa de Santos, onde permaneceu internado com escolta policial.
? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Homem foi preso e seguiu sob escolta policial na Santa Casa de Santos
Reprodução e Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal
Confusão no hospital
Segundo a PM, funcionários do hospital pediram ajuda aos policiais para a transferência do paciente de uma maca para outra durante a noite. No entanto, o homem ficou agressivo durante a tentativa de imobilização e chegou a desferir um soco no nariz de um policial.
Um investigador da Polícia Civil, que estava no hospital acompanhando a esposa por questões particulares, interviu na confusão e atirou. Porém, o disparo atingiu a região pubiana de um dos policiais que estavam na escolta.
De acordo com a corporação, o suspeito também foi atingido de raspão. Em seguida, ele foi contido e a situação foi controlada.
Estado de saúde
Segundo a PM, os dois policiais feridos foram atendidos conscientes no setor de emergência do hospital. Em nota, a Santa Casa de Santos informou que os homens receberam atendimento da equipe multiprofissional e seguem internados em enfermaria, sem previsão de alta.
"O hospital não tem autorização para prestar mais informações devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais". Segundo o hospital, o suspeito também segue internado sem previsão de alta.
Tentativa de roubo
De acordo com o boletim de ocorrência, no momento em que foi abordado pelos PMs, o homem estava fugindo do pátio da empresa RMS Logística e sendo seguido por vigilantes. O caso foi registrado como tentativa de roubo com emprego de arma branca no 5° DP de Santos.
Os vigilantes informaram à polícia que estavam trabalhando quando foram acionados via rádio porque havia um homem armado com faca ameaçando os funcionários. Eles deram ordem de parada e tentaram abordar o suspeito, que fugiu pelos trens e acabou subindo nos vagões.
Homem foi preso após ameaçar vigilantes de linha férrea com faca durante tentativa de roubo, em Santos, SP
Reprodução e Polícia Civil
Os funcionários seguiram o indivíduo sobre os vagões e ele os ameaçou, momento em que eles dispararam em direção ao solo para conter o homem. Na sequência, o suspeito saltou do trem para fora do pátio, na Avenida Martins Fontes, caindo sobre um ponto de ônibus onde havia um pedestre.
Durante a tentativa de fuga, o suspeito foi abordado pelos policiais, que conseguiram contê-lo. Os funcionários alegaram que é recorrente a presença de pessoas no pátio da empresa para roubar buzinas, cabos de tração e cobre.
Diligências foram realizadas pelo 5º Distrito Policial (DP) de Santos, SP
Polícia Civil/Divulgação
Faca apreendida
Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, o delegado do 5° DP de Santos, Wagner Camargo Gouveia, afirmou que o suspeito não tinha passagem criminal. A faca usada no crime foi apreendida e encaminhada à perícia.
"Aquele crime, que inicialmente era de furto, virou crime de roubo tendo em vista que ele foi com a faca para cima dos vigilantes", afirmou o delegado.
O que diz a empresa?
Em nota, a MRS Logística informou que os agentes de segurança da empresa foram abordados por um homem com arma branca, entre outras ferramentas dentro da mochila, que havia invadido a área ferroviária, local em que o trânsito de pessoas é proibido.
De acordo com a MRS Logística, diante das ameaças feitas pelo sujeito, aparentemente transtornado, as equipes de segurança da empresa acionaram a polícia, que se deslocou ao local para atendimento da ocorrência.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
|